segunda-feira, abril 26, 2010

Amor com Amor se Paga (Um acto teatral para Mário Viegas)



Amor com Amor se Paga (Um acto teatral para Mário Viegas) é uma peça, ou melhor, é um conjunto de actos teatrais, que se assumem no seu todo como uma sentida homenagem ao co-fundador da Companhia Teatral do Chiado no ano em que esta comemora 20 anos de actividade artística.
Juvenal Garcês assume-se como o Mestre de Cerimónias deste espectáculo, acumulando a função de encenador e "aparador" de textos da autoria de Anton Tchékhov, August Strindberg, Henrik Ibsen e Karl Valentin.
Sempre de uma forma cómica, o espectáculo aborda temas como o amor, a desilusão e a perda. É a transposição cénica da máxima de Mário Viegas: "A vida é uma anedota muito séria". É o espectáculo que teria posto Mário Viegas a chorar a rir e a rir de tanto chorar. Mas sempre a rir.

Interpretação: Alexandra Sargento, Emanuel Arada, João Carracedo, Manuela Cassola
Encenação: Juvenal Garcês
Escolha de Figurinos: Luciano Cavaco
Assistência de Encenação: Aritz Bengoa
Contra-Regra: Aritz Bengoa
Produção: Companhia Teatral do Chiado
Direcção de Produção: Luís Macedo
Marketing e Comunicação: Nuno Santos
Responsável de Bilheteira: Duarte Nuno Vasconcellos
Bilheteira: Ana Filipa Neves, Joana Barreto
Gestão de conteúdos da página na internet: Duarte Nuno Vasconcellos

Local: Teatro-Estúdio Mário Viegas
Em cena de 2010-05 a 2010-07
Horário: Sextas às 22h

Classificação: M/12

Estreia em Maio

Amor com amor se paga (um acto teatral para Mário Viegas) é o novo espectáculo da Companhia Teatral do Chiado (CTC), que estreia a 14 de Maio. No ano em que comemora 20 anos, a CTC leva agora à cena uma verdadeira homenagem ao actor e co-fundador da companhia, Mário Viegas.

A CTC sempre se apresentou, nas palavras de Mário Viegas, como uma companhia de teatro "a pensar nas pessoas normais e não naquelas que já sabem tudo".

Para fazer jus a essa afirmação, o espectáculo que agora sobe ao palco apresenta três contos de Anton Tchékov, um dos maiores escritores do século XIX, três contos de Karl Valentin, um excerto do texto O Sonho de August Strindberg, uma frase de Henrik Ibsen e um poema de Mário Cesariny. Alguns dos maiores nomes do teatro do séc. XX todos adaptados com grande sentido de humor e acessível a todos.

O Pedido de Casamento, A gaivota e A Corista (de Anton Tchékov), O Chapeleiro, O Aquário e Vende-se Casa (de Karl Valentin) são os contos adaptados e traduzidos por Mário Viegas e Manuela Freitas, que vêm agora à cena pelas mãos do encenador Juvenal Garcês.

Dois jovens namorados incapazes de planear um futuro feliz, uma senhora casada com um velho general que se confessa a um jornalista mundano, são algumas das personagens interpretadas por Alexandra Sargento, Emanuel Arada e João Carracedo, caricaturando o nosso quotidiano de forma divertida e irónica.

Este conjunto de contos e textos de autores de referência adaptados de forma irreverente por Juvenal Garcês revelam um grande sentido de humor perante a vida, tão característico do Mário Viegas.

Os bilhetes vão estar disponíveis para venda a partir de dia 3 de Maio no site da Companhia, em toda a rede Ticketline e Blue Ticket. Inclui um copo de vinho, para brindar ao actor Mário Viegas.

Sem comentários: