domingo, julho 20, 2008

Casa dos Bicos vai para a Fundação José Saramago

Ao que consta, António Costa cede a emblemática Casa dos Bicos (no Campo das Cebolas, Lisboa) par a Fundação José Saramago. Eu confesso que não em agrada nada a ideia, até porque me desagrada o Nobilizado mais a sua pessoa. E, ao que parece, a ideia não agrada realmente a todos... ora leiam os comentários à notícia que está no site do jornal SOL (http://www.sol.pt/).

Comentários

Nunca se deu o devido valor á Casa dos Bicos, um edificio do ponto de vista arquitectónico lindo e desperdiçado (como é habitual). Também sou contra a cedencia á Fundação, poderiam ter arranjado outro edificio qualquer. O Saramago tem sido muito indelicado e arrogante com Portugal (confesso que nunca consegui ler nada dele), que a Fundação fosse para a terra onde ele nasceu e não em Lisboa. Dá-se tanta importância ao Saramago e só agora se lembraram de homenagear o Manuel de Oliveira por ocasião dos seus 100 anos, esse sim que nunca renegou ser português, e que é mais conhecido e premiado que o Saramago. E os outros escritores? Como o Lobo Antunes? Esse sim merecia um NOBEL. Mas como diz o ditado "Santos da Casa não fazem milagres", e nós vamos mais uma vez pagar a arrogancia do Saramago.
anonima, em 2008-07-20 01:02:41
Esta é a maior vergonha Nacional, ceder a Casa dos Bicos a uma Fundação Espanhola.
Esse tal de Antonio Costa, deveria ser penalizado por ter oferecido a Casa dos Bicos a Espanha.
Por este andar o ex-Cardeal cria uma Fundação e o " Tony " cede-lhe os Jeronimos.
Mais nós é que vamos andar a sustentar estas Fundações estranhas, perece-me que esta conduta deste comunismo capitalista deveria ser bastante criticado, onde já se viu um comunista puro ter uma Fundação, só mesmo neste pais e com essa gente que utiliza o dinheiro dos outros para fins pessoais, onde esta a oposição.
FORA COM O SARAMAGO e COM O SEU PREMIO NOBEL, nós sempre vivemos sem um premio NOBEL, se bem que esse premio só se deve a Portugal e aos Portugueses e um bocadinho ao escritor.
fiesta2008, em 2008-07-19 10:50:01
O Saramago trocou Portugal por Espanha, continue em Espanha!!!
A Casa dos Bicos nunca lhe deveria ser cedida!!!
A Casa dos Bicos é Histórico!!!
leoj, em 2008-07-18 23:08:47
Já em Os Maias do Eça de Queirós um dos dois arquitectos (um foi despedido) que renovou a casa do Ramalhete chamava-se Manuel Vicente. Coincidência? Cá para mim, acho que o Eça lia muitos mapas astrológicos para os seus romances que nos levam à brilhante conclusão: o futuro é sempre a mesma porcaria. Em Portugal nada (ou pouco) muda. Deve ser estrangeirite aguda, de que padece este Saramago e outros que tais...
Vencedor, em 2008-07-17 23:54:45
Bem, o homem é um Ibérico do género: "Coño, yo non soy español pero me gustaba de serlo. Olé!"
gipsyking, em 2008-07-17 21:22:44
Mas afinal o homem é português?
Que raio de portugueses que nós somos. Foge-nos sempre o olho para a desgraça. Pobretes mas alegretes. Logo logo vem o futebol e depois em Outubro vem Fátima, de seguida o Natal e para o ano tudo se repete. É verdade nos intervalos dos bicos temos fado. Assim se vai esquecendo para onde vai o nosso dinheirinho.
Deixamerir, em 2008-07-17 21:00:33
Irónico! De armazém do Henrique Tenreiro a armazém do José Saramago.
gipsyking, em 2008-07-16 20:43:46
Acho bem,
O Saramago tem dado tantas bicadas em Portugal e nos Portugueses, que nada mais justo que retribuir-lhe com a casa bos bicos.
Estou até disposta a oferecer à fundação, todos os livros que tenho dele, menos um, para memória. futura.
provinciana, em 2008-07-16 19:53:49
É verdade que a Casa estava sem aproveitamento condigno,como é hábito na Tugalandia.Mas, o sr Saramago já tem uma loja na sua terra ,Lanzarote.A medíocridade da "esquerda"...
surpreso, em 2008-07-16 19:18:04
Se "existia a possibilidade da fundação ficar bem Espanha, onde o autor reside", era lá que a mesma deveria ficar.
Assim a fundação seria o Pilar, mais eficiente, do projecto hegemónico de Portugal e Espanha tão do agrado do Saramago...
Trauliteiro, em 2008-07-16 18:13:56
Também partilho da opinião que é um desperdício. De facto,(com virgula) o museu do Nobel da Literatura bem podia ser um Rés do chão de um prédio qualquer que tenha agora vagado pela saída dos ciganos. A Casa dos Bicos seria muito mais útil como posto de entrega de bússolas, visto andar muita gente desorientada.
AZULCLARINHO, em 2008-07-16 18:05:44
Mais uma!
Costa já pagou as dívidas, quer fazer da Casa dos Bicos a casa de saramago e tudo isto com o dinheiro do "desastroso" negócio do Casino de Lisboa?
Será que ele pensa que somos tansos?
Porque será que só se sabem queixar das dívidas herdadas e nunca falam na herança recebida?
mulher, em 2008-07-16 17:21:41
O comentario mais inteligente é mesmo o do "Espesso". Vieram-me as lágrimas ao ohos de tanto me rir. "A casa dos bicos foi feita pelos reis" Se o Duarte Nuno se vai dedicar à construção civil ainda vem tudo abaixo. Roubar o povo, lindo só um amante da monarquia se lembraria de tal, terá alguma coutada por Mértola? E essa referência a Lisboa e ao facto de que saramago não gostará de Liboa é de um gajo se mijar a rir. Aí por Mértola estão esperando o metro ou o tempo passsssssa. O espírito que voa sobre estes comentadores é tão saudosista que me faz regressar a antanho e lembrar-me de uns quantos Lusitanos desfavorecidos a favor de uns certos mercenários germanos. Quanto a igrelas, maquiavel tinha razão, desconhecia era a tribo do futebol que aí vinha.
luxuriablack, em 2008-07-16 17:15:39
trampa de fundacion sin virgula
porque é que a Amália nunca conseguiu o que agora cedem ao estrangeirado?
vendidos!
DisMissed, em 2008-07-16 17:12:56
Adoro os comentadores. Bem ao nível dos momentos actuais. Ignorância quanto baste. Uma massa cinzenta muito transparente.
luxuriablack, em 2008-07-16 17:03:31
Mas que palhaçada é esta??? a casa dos bicos foi feita pelos reis que esta corja de esquerda nunca gostou e ate matou e agora querem ficar com a casa para mais branqueamento de impostos??? Não chega a do Mário? é só roubar o povo Português sem vergonha nenhuma, esse Saramago não é de Lisboa e nunca gostou de Portugal, inclusive queria que fossemos uma província Espanhola e estes gatunos fazem mais uma malandragem destas???? É UMA VERGONHA.
Espesso, em 2008-07-16 16:47:56
é mais um roubo governamental ao povo... força camaradas acabem com isto de vez...
Portugalaosbichos, em 2008-07-16 16:30:04
Gosto muito da Casa dos Bicos. É um edifício notável, muito original e que guarda a memória dos Descobrimentos, quando Lisboa foi considerada capital Mundial.

Não gosto da mensagem de Saramago. Não tenho nada contra a sua pessoa. Não acho que esteja à altura do prestígio daquela Casa.

Acho que foi uma decisão infeliz.
nunogil, em 2008-07-16 16:27:08
Discordo, na totalidade...
Saramago merece 1 Monumento mas já agora que seja em terras Espanholas, pagas pelos Espanhois.
manuelamarinho, em 2008-07-16 15:55:04
ACHO QUE A CML FEZ MUITO BEM. ACONTECE QUE EM 1999 A MESMA CAMARA (JOÃO SOARES) RECEBEU UMA CARTA DE UMA IGREJA EVANGÉLICA PEDINDO UM EDIFICIO DOS MILHARES QUE A CML TEM A CAIR E A ARDER, PARA CONSTRUIR UM LAR DA TERCEIRA IDADE E UM INFANTÁRIO; TUDO SEM CUSTOS PARA A CML POIS O EDIFICIO SERIA SEMPRE SUA PROPRIEDADE. A DITA IGREJA AINDA ESTÁ À ESPERA DA RESPOSTA?!...
MELHOR É IMPOSSÍVEL!...
TELMOVIEIRA, em 2008-07-16 15:54:40
Um caso com relevo embora sem relevancia de maior.
AZULCLARINHO, em 2008-07-16 15:54:25
Está mal.

A casa dos bicos tem um valor histórico por si só.
Saramago tambem. Por isso merecia uma casa só para ele.

Assim misturam-se a casa dos bicos com o Nobel do Saramago.
Zeus, em 2008-07-16 15:48:27

3 comentários:

casa de passe disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
casa de passe disse...

não concordo, absolutamente............

não sou admiradora do Saramago mas não é isso que estaá em causa.

Nenhuma Fundação deveria ir para lá.

A casa dos bicos é a história viva dos descobrimentos.
nada que não público deveria lá estar. Nada de pribvado.

NiNi

casa de passe disse...

não concordo, absolutamente............

não sou admiradora do Saramago mas não é isso que estaá em causa.

Nenhuma Fundação deveria ir para lá.

A casa dos bicos é a história viva dos descobrimentos.
nada que não público deveria lá estar. Nada de privado.

NiNi