sexta-feira, agosto 22, 2008

Manuel Marques Teixeira


Há poucas pessoas de quem me orgulho a 100% na minha vida. Uma delas é um dos meus avôs, que faleceu em Fevereiro de 2000. Orgulho-me pela rectidão com que pautou a sua vida, os ensinamentos que me transmitiu, o sentido de humor apuradíssimo e a inteligência activa que não parava de surpreender a quem o rodeava.
As saudades saudáveis que sinto fazem lembrar-me dele quase diariamente. E porque por vezes o orgulho é vaidade, vou transcrever um pequeno texto escrito por Júlio Cruz na Gazeta das Beiras (Viseu) sobre o centenário do nascimento do meu avô.
Deixo este texto para os meus familiares e a todos aqueles que algum dia contactaram com este Homem.
"No Centenário de Manuel Marques Teixeira
O Dr. Marques Teixeira foi um político de "mão-cheia" do antigo regime que nunca renegou. Lafonense de gema, sempre lutou pelo engrandecimento desta região.
Manuel Marques Teixeira nasceu em Santa Cruz da Trapa, concelho de S. Pedro do Sul, em 28 de Setembro de 1908, filho de Maria José Teixeira de Almeida e de Luís Marques de Almeida.
Este é, assim, o ano do primeiro centenário do seu nascimento.
Licenciou-se primeiramente em Histórico-filosóficas pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e, mais tarde, em Direito, pela Universidade de Coimbra.
Começou por leccionar no Liceu Nacional de Portalegre [nota do neto: convivendo com José Régio], onde depois exerceu o cargo de Governador Civil daquele Distrito, entre Maio de 1942 e Setembro de 1943.
Em 1945, foi eleito, pela primeira vez, Deputado à Assembleia Nacional, pelo Círculo de Viseu, sendo reeleito sucessivamente nas quatro legislaturas seguintes.
A 8 de Dezembro de 1947 contraiu matrimónio com Maria Eduarda de Ataíde Sá e Melo Amaral Marques Teixeira, de quem teve dois filhos, João José Ataíde Amaral Marques Teixeira e Isabel Maria Amaral Marques Teixeira Soares Ferreira [nota do neto: minha mãe e ver foto].
Foi Governador Civil do Distrito de Viseu, de 8 de Março de 1957 a 2 de Julho de 1964, ou seja durante sete anos. Em 1963, o município viseense distinguiu-o com a Medalha de Ouro da Cidade.
Em 1964, por deliberação do Conselho de Ministros, presidido por António de Oliveira Salazar, foi nomeado representante do Estado na Administração da CNE - Companhia Nacional de Electricidade.
Faleceu em 5 de Fevereiro de 2000.
Foi um homem fortemente empenhado no regime salazarista que serviu fielmente, mas também um homem dedicado à sua terra que muito beneficiou com a sua acção política.

Sem comentários: