sábado, abril 12, 2014

A casa colonial do meu Bisavô João, em Vila Pery - Moçambique




A casa colonial do meu Bisavô: "Farm" de João de Oliveira do Amaral ou, como acho que era conhecida, a "Farm" Maria da Glória, em Vila Pery - Moçambique. Pergunto-me se ele é um dos que aparece nas fotografias. Acredito que sim. Gosto de crer que sim.

Fonte: Torre do Tombo http://digitarq.dgarq.gov.pt/details?id=3680468

4 comentários:

João Lacerda disse...

olá ! :) o seu bisavô era João Pery, pai de Manuela Pery de lInde de Lacerda Matos ? se sim o nosso bisavô era o mesmo:)

José Daniel Ferreira disse...

Caro João Lacerda.

Receio que não. O meu bisavô chamava-se João Amaral mas tinha esta herdade em Vila Pery, Moçambique. Veio a viver depois em Paços, São Pedro do Sul.

http://www.familiasdeleiria.com/p63.htm#i9190

Fernando Marques disse...

Confirmo o que diz aqui o José Daniel Ferreira.
Ainda conheci o sr. João de Oliveira Amaral nos finais da década de 40. Tinha uma farm
próximo de Vila Pery, numa região designada de Trangapasso. Sei que depois regressou a Portugal e ficou um outro senhor, de apelido Amaral, a gerir os negócios.
Algum tempo depois chegou um filho do João de Oliveira Amaral - o John Amaral - que passou a gerir a propriedade e a viver nesta casa.
A casa situava-se nos limites da então vila, no final de uma rua que começava na igreja. Situava-se junto a uma pequena estrada que dava acesso à célebre serra Cabeça do Velho.
Mais tarde o John Amaral desfez-se da propriedade e abrou uma tabacaria a que deu o nome Sacha, o mesmo de uma cadela que o acompanhava por todo o lado

José Daniel Ferreira disse...

Caro amigo, tanto me emocionou o seu comentário. O meu bisavó veio para Portugal, para Passos de Carvalhais, em São Pedro do Sul. Teve varios filhos, entre eles o meu Tio John de que fala - um personagem de romance - e não minha Avó Materna, entre outros.
Que bom foi ler o seu comentário e o que ele acrescenta de informações ao pouco que sabia.
Bem-haja.