quinta-feira, outubro 24, 2013

A Biblioteca Nacional e os Aviões


Esta é uma imagem de satélite da Biblioteca Nacional de Portugal - Lisboa - retirada dos mapas do portal Bing. E é impressionante porque capta aquilo que é o dia a dia desta biblioteca, a maior de Portugal. A passagem constante, em vôo raso, de aviões. Há horas em que passam praticamente de 5 em 5 minutos. 

Quem conhece ou é utente da Biblioteca Nacional sabe do que falo e quase que aposto que já por algumas vezes susteve a respiração a pensar: "é agora que me entra aqui pela sala dentro o avião", tal é o barulho assustador que eles fazem. E em dias de temporal, especialmente vento, é vê-los a abanar mesmo por cima das nossas cabeças.

Quer a Biblioteca Nacional quer a Torre do Tombo estão na linha de aterragem dos aviões no Aeroporto de Lisboa. Aliás, estão a 5 minutos de carro do mesmo. Quando sobrevooam estes dois edíficos já vão muito, assustadoramente muito, baixos. Veja-se a imagem. Veja-se a sombra do avião no terreno. 

Há espaços áreos que não podem ser sobrevoados sem autorização prévia. O caso do Palácio de Belém, instituições militares e, salvo erro, a Assembleia da República, vulgo Palácio de S. Bento. Mas na Biblioteca Nacional eles continuam, dia após dia, a passar razias. 

Temos tido sorte... até ao dia em que ela terminará. E vai terminar...

Sou uma pessoa prevista. Antes do ladrão chegar já tenho trancas na porta. Uma coisa são desastres naturais que não podemos evitar. Outra é brincar com a sorte e ser-se estúpido. E é este o caso relativamente à Biblioteca Nacional (e estendo à Torre do Tombo que também tem a sua dose de aviões a passar-lhe ao lado). E é para mim maior tesouro a Biblioteca Nacional que o Palácio de Belém ou São Bento.

Na Biblioteca Nacional e na Torre do Tombo guardam-se milhares de kilometros de documentos e livros de mais de 800 anos. Espólios importantissimos de personalidades impares de várias áreas do saber e da cultura em Portugal. Toda uma memória que urge preservar por mais 800 anos. 

Não há, em Portugal, edificios mais importantes que a Biblioteca Nacional e a Torre do Tombo. Edificios que merecem, por todos os meios e mais alguns, segurança e vigilância. E antes que seja tarde.

Por favor, acabem com a passagem de aviões por cima destes edificios. Façamos, uma vez pelo menos, as coisas bem antes que o mal aconteça.

Sem comentários: