quarta-feira, maio 18, 2011

Carolina Beatriz Ângelo - Centenário do seu voto




O voto de Carolina Beatriz Ângelo, no dia 28 de Maio de 1911, marcou para sempre a História de Portugal e das mulheres portuguesas. Foi, sem dúvida, um feito corajoso e um acto de ousadia perante um poder republicano então pouco favorável ao voto das mulheres.

Este ano, comemoram-se os 100 anos do voto de Carolina Beatriz Ângelo. Para celebrar a data, a UMAR (União de Mulheres Alternativa e Resposta) organiza o seminário internacional “Carolina Beatriz Ângelo 100 anos Percursos Históricos e de Cidadania”, no dia 28 de Maio, no Auditório 1 da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Carolina Beatriz Ângelo (1871 — 1911) foi uma feminista portuguesa. Nasceu na Guarda, onde frequentou o Liceu. Mais tarde ingressou nas Escolas Politécnica e Médico-Cirúrgica em Lisboa, onde concluiu o curso de Medicina em 1902. Médica, lutadora sufragista e fundadora da Associação de Propaganda Feminista, foi a primeira mulher a votar em Portugal, por ocasião das eleições da Assembleia Constituinte, em 1911.

O facto de ser viúva permitiu-lhe invocar em tribunal de ser "chefe de família". Por forma a evitar que tal exemplo pudesse ser repetido, a lei foi alterada no ano seguinte, com a especificação de que apenas os chefes de família do sexo masculino poderiam votar.

Sem comentários: