quarta-feira, fevereiro 11, 2009

Ponte da Barca sem ponte. E, vá lá, safou-se a barca.

Estas vergonhas teimam em continuar no nosso País. Não entendo... e a culpa é da Figueira... pois claro.

Ponte da Barca: Ponte medieval cortada ao trânsito após derrocada de parte da estrutura do pilar central
10 de Fevereiro de 2009, 23:20

Viana do Castelo, 10 Fev (Lusa) - A ponte do séc. XV de Ponte da Barca, sobre o Rio Lima, foi hoje cortada ao trânsito, na sequência da derrocada de parte da estrutura do pilar central, informou hoje o vereador da Protecção Civil na Câmara local.

José Pontes disse à agência Lusa que derrocada ocorreu pelas 21:30 e foi detectada por populares que passavam em cima da ponte e que ouviram "um estrondo enorme", provocado pelas pedras a cair.

"Por motivos de precaução, a ponte vai ficar fechada ao trânsito durante esta noite e amanhã [quarta-feira] será alvo de uma vistoria por técnicos da Estradas de Portugal. Só reabrirá quando houver totais garantias sobre a sua segurança", acrescentou.

Segundo José Pontes, aquela travessia, construída na primeira metade do século XV e classificada como património nacional, apresenta "há bastante tempo" problemas na parte do pilar central, fruto de uma figueira que "teima em crescer" entre as pedras.

"A ponte não tem juntas, foi construída pedra sobre pedra, e essa figueira e respectivas raízes já abriram uma fissura entre as pedras. A derrocada de hoje pode ter acontecido por aí mas, para já, são apenas conjecturas", disse ainda aquele responsável.

O mesmo vereador disse-se convicto de que poderá ter caído "um grande volume de pedra" da estrutura do pilar.

"A erosão, a idade e até a força das águas da barragem do Touvedo, que hoje, por exemplo, estava a turbinar 100 metros cúbicos de água por segundo, também podem ter ajudado ao desmoronamento", admitiu.

Aquela ponte estabelece a ligação entre Ponte da Barca e Arcos de Valdevez, com trânsito regulado por semáforos, já que não permite o cruzamento de um veículo por outro.

Há cerca de um ano, e na sequência de uma perícia, foi vedada a veículos com um peso superior a 3.500 quilos.

A ponte tinha uma intervenção de reforço e reabilitação agendada para "Março ou Abril", um prazo que agora poderá ser antecipado, com a derrocada de hoje.

Os Concelhos de Ponte da Barca e Arcos de Valdevez têm uma outra ponte de ligação, inaugurada há uma década.

VCP.

Lusa/fim

Sem comentários: