quarta-feira, outubro 22, 2008

A Casa Palmela - Livros Horizonte


É hoje posto à venda nas melhores livrarias do País o livro "A Casa Palmela", do Historiador Pedro Urbano [da Universidade Nova de Lisboa], editado pela Livros Horizonte.
Como um familiar costuma dizer, para se perceber bem o País em que vivemos, devemos conhecer a fundo a base e o topo da sociedade. Convido-vos, assim, a conhecerem a história da maior família aristocrata do Portugal do Séc. XIX e primeira metade do XX, percorrendo a sua política de casamentos e heranças, postos de influência na Sociedade, educação dos descendentes e poderio económico, entre outros temas fulcrais para a percepção da Casa Palmela.
Retirado de uma comunicação do XXV Encontro da APHES [Associação Portuguesa de História Economica e Social], intitulada ‘Partilhar e Legar: o Património da Casa Palmela - por Pedro Urbano’, aqui fica um excerto para abrir o apetite para "A Casa Palmela" - Livros Horizonte:
É indiscutível a importância que a Casa Palmela desempenhou na modelação da sociedade e economia liberais. Em finais de Antigo Regime, e embora não sendo titular, tratava-se de uma família da primeira nobreza de corte que havia consolidado a sua posição social e económica ao longo das gerações que a precederam, quer pelos cargos desempenhados, quer pela vinculação à casa de alguns morgados. A adaptação à nova ordem liberal terá permitido o acesso à titulação e a confirmação do seu poder, sobretudo se atentarmos no percurso individual do primeiro titular, D. Pedro de Sousa Holstein, a quem foram outorgados sucessivamente, os títulos de Conde, Marquês e Duque, de juro e herdade. Casou com D. Eugénia Telles da Gama, filha dos Marqueses de Nisa, casa da primeira nobreza de Corte, de quem teve uma numerosa prole. O casamento do herdeiro da casa, D. Domingos de Sousa Holstein, com D. Luísa Maria de Sampaio Noronha, filha e herdeira do Conde da Póvoa, rico financeiro, viu-se envolvido em grande celeuma, sobretudo pelo engrandecimento económico que acarretou. Desse casamento nasceriam três filhas, das quais D. Maria Luísa de Sousa Holstein, a primogénita, seria a herdeira da Casa. Do seu casamento com António de Sampaio e Pina de Brederode, segundo filho dos primeiros Viscondes da Lançada nasceriam dois filhos. A única filha sobrevivente, que viria a herdar a casa à sua morte, D. Helena Maria de Sampaio e Pina de Sousa Holstein, casou com Luís Coutinho Dias da Câmara, filho dos primeiros Condes da Praia e de Monforte.

Sem comentários: