segunda-feira, setembro 22, 2008

Viagem de Trancoso a Lisboa

Na semana passada tive uma grande experiência em Trancoso. Fui Arqueologo por dois dias. E gostei.
Enquanto tirava o Curso de História várias vezes me tentaram convencer a ir até às escavações arqueológicas mas eu batia o pé e dizia sempre NÃO. Tinha a ideia que aquilo devia ser uma chatice, terra e pó, sujidade e andar de rabo pró ar à procura de silex, pedrinhas com supostas marcas humanas e ossinhos a fazer de ganchos. Imaginações de arqueologos. Mas, claro está, eu confinava sempre a arqueologia ao periodo pré-histórico.
Em Trancoso, a coisa era diferente. Uma capela - a de São Marcos - e diversas estruturas medievais adjacentes e muitos materiais desenterrados como vidros, cerâmicas e moedas. Foi uma grande e estafante experiência que espero repetir em breve.
No video, a minha viagem de regresso de Trancoso pela A23, ao som de Maria Teresa de Noronha e o seu fado "Folhas Caídas".

Sem comentários: