domingo, julho 06, 2008

Aldina Duarte - Mulheres ao Espelho



Aldina Duarte - Não Vou, Não Vou (Criação de Lucília do Carmo)


Depois de uma ligeira decepção relativamente ao novo álbum do Camané, aguardava ansioso a chegada do novo álbum de Aldina Duarte. E ele eis que chegou - Mulheres ao Espelho - editado pela editora criada pela própria Aldina Duarte RODA-LA Music.
Este álbum é surpreendente. Começa pela leveza do design gráfico (de Rui Garrido), em tons de verde-água, luminoso, onde salta à vista as belissimas fotografias de Aldina Duarte tiradas por Isabel Pinto. A fotografia que acima coloquei é da contra-capa do álbum.
O disco fez-se no feminino. Ou melhor, é feminino. Feminino porque retrata vivências, atitudes, histórias, sentimentos, movimentos femininos. Uma ode à(s) Mulher(es), do príncipio ao fim.
Aldina assina cinco dos poemas (No Fim, Princesa Prometida, Uma amante, Uma noiva, Paraíso anunciado) que compõem este álbum de 11 faixas. Júlio de Sousa (Não vou, não vou), Lourenço Rodrigues (A Rua mais Lisboeta), Maria do Rosário Pedreira (Quadras do Amor Errante, O Amor não se desata e Mãe) e, por fim, Álvaro Duarte Simões (Barro Divino) assinam os restantes.
Este é um álbum de Fados Tradicionais - felizmente - e homenageia também mulheres fadistas, concerteza referências fortes para Aldina Duarte, nomeadamente em fados da criação de Lucília do Carmo e Hermínia Silva.
A voz de Aldina Duarte está segura (e feliz, parece-me), mantendo a sua forma característica de cantar. E é isto que eu adoro na Aldina: tem uma forma própria de cantar, que rapidamente nos leva a perceber de quem se trata quando se ouve. Assim como com a Beatriz da Conceição, ou Maria Teresa de Noronha ou Maria da Fé. E a superioridade está nisto: criação de um estilo próprio, de um cunho pessoal, de uma marca. A novidade acontece nisto.
É um álbum que recomendo vivamente. Belas melodias tradicionais, excelentes poemas e Fado no seu mais puro sentimento.
Resta agora o concerto ao vivo. Para quando? Espero que para breve.

Sem comentários: