segunda-feira, outubro 09, 2006

ISABEL RUTH - FOTOPOESIA


Foi acabadinho de lançar um livro que constitui uma autêntica surpresa. Chama-se "ISABEL RUTH - FOTOPOESIA". Trata-se de um livro belíssimo onde cada fotografia (por vezes mais que uma até) da actriz Isabel Ruth é acompanhada por um poema escrito pela própria. É um livro surpreendente, bonito, onde podemos acompanhar a vida da actriz pela imagem e pela palavra. O livro é da editora "Guerra e Paz".
Para os Amalianos, refira-se que o livro contem uma série de três fotografias da actriz na praia acompanhada por Amália Rodrigues. Penso que serão fotografias nunca antes editadas.
De todos os poemas, deixo o primeiro porque é aquele que me é mais querido. O dedicado ao melhor Actor de Teatro do século XX português - Mário Viegas


"A Mário Viegas

Querias amigo
que eu escrevesse
palavras sobre mim
que tecesse um manto
de quimeras de verdade
falasse outro tempo, outra idade
memórias de era uma vez...
desencantasse do fundo
de mim mesma
outra realidade de que gostavas
querias graça "clairs de lunes"
graças que já em ti
eram costume
mas eu não sabia
que os dois
éramos da mesma raça
querias amigo
ler em mim
palavras que sabias de cor
e eu senti dor ao ver-te perdido
de copo na mão
bebendo de um trago
o teu sentido de tanto amor
eufórico, destemido
falavas pertinente
e mal te conhecendo
eu sabia que não falavas
de mim somente
julgo as palavras hoje
pelo ouvido
e fazem-me sentido
recordo-te agora
quando o tempo de ver-te
já passou
mas o tempo não muda
escuta
somos o Verbo
um só
quem anda por aí
quem nos habita?
quem senão nós
acredita na voz
que nos dita e descreve
desde que fizeste greve"

Sem comentários: