terça-feira, maio 16, 2006


"Sesimbra: Retrato de uma vila de pesca" - Fotografia e cinema de Denyse Gerin-Lajoie de 17 de Maio a 24 de Junho
SOCIEDADE NACIONAL DE BELAS ARTES
Rua Barata Salgueiro, nº 36
1250-044 Lisboa
Tel.: 213138510
Fax: 213138519

SESIMBRA
FOTOGRAFIA E CINEMA


Quando, há quinze anos, decidi partilhar a minha vida entre Montreal e Lisboa interessei-me fotograficamente por diferentes aspectos da vida portuguesa e em especial pela questão da pesca, questão que sempre me pareceu primordial na vida e na cultura dos portugueses. Uma região me apaixonou: Sesimbra. Ávida desta vila, onde jovens e adultos se dedicavam à pesca artesanal e onde os preparativos para as idas ao mar se desenrolavam nas próprias ruas, fasci­nou-me de maneira indescritível. Lembrei-me então de uma época, agora longínqua, em que os pescadores do Québec navegavam pelo rio Saint Laurent à procura do bacalhau que, naqueles anos, existia em grande abundância naquelas águas frias. Veio-me também à memória a epo­peia dos pescadores portugueses que partiam para aquelas regiões à procura dos cardumes do rei dos peixes e isso antes de o Canadá existir como país.

Dizem que Sesimbra foi em tempos um abrigo para piratas. Mas também foi de lá que parti­ram muitos dos barcos que levaram os portugueses até mares inóspitos e desconhecidos, assim como serviu de fortaleza estratégica, primordial nas lutas contra os inimigos, vindos por terra e por mar. Mas agora, na minha frente, ali estavam os homens que, desde tempos imemoráveis, arriscam a vida no mar e as mulheres que, desde sempre, ficam em terra à espera, abafando a angústia, esperando um regresso são e salvo, ambos, tanto eles como elas, vivendo simultanea­mente a tradição e a modernidade.

Foi em 1989 que, pela primeira vez, fui a Sesimbra. Estávamos no mês de Março e fazia um tempo esplendoroso. Ainda me lembro, com toda a nitidez, da minha primeira descida em direcção à Vila seguindo a estrada que serpenteia a colina, da vista sobre o mar, das casas disper­sas pela encosta, até chegarmos, de súbito, ao Porto de Abrigo, fervendo de múltiplas activi­dades, por entre os barcos de mil cores, ancorados na água azul. Seguiram-se as marchas pela ruas estreitas e sinuosas, evitando as redes e as cordagens para não importunar o trabalho dos pescadores que se preparavam para voltar ao mar. As pessoas na rua, o mercado, as lojas, os restaurantes e os cafés, as janelas floridas, por vezes com peixes pendurados a secar ou roupa estendida, ao Sol, nas cordas, formavam um quadro palpitante de vida e de cor. Vinda do Norte, tudo isto me parecia um sonho, inesquecível. Um verdadeiro espectáculo, uma imensa explosão de cores. Intrigava-me também a atmosfera muito especial que se desprendia deste canto do mundo que eu desconhecia e que encontrava pela primeira vez. Disse então para comigo: um dia voltarei para fotografar a vida desta radiosa vila.

Vai-se a Sesimbra, não se passa por ela. De facto, a estrada que lá nos leva não tem outro des­tino, ela acaba junto ao mar. Quando alguém vai a Sesimbra fá-lo porque quer, por desejo, por necessidade. Ou então por erro, ou por sorte, dir-se-ia. Embora aí tenha voltado várias vezes, só no Outono de 1993 iniciei de facto o meu projecto e durante três anos fiz inúmeras estadias, fotografando as pessoas, os lugares, as actividades, os gestos e os objectos, a todas as horas do dia e durante quase todos os meses do ano. A pouco e pouco, dos planos afastados, fui-me aproximando dos pescadores e das suas famílias, das crianças, das pessoas na rua, dos comer­ciantes e da vida que se desenrolava em frente dos meus olhos e da minha câmara.
Exposição integrada no Lisbon Village Festival

Sem comentários: