segunda-feira, abril 17, 2006


Lançamento DVD: Camané ao vivo no S. Luiz

O primeiro DVD de Camané regista a actuação do fadista no ano passado no Teatro Municipal de São Luiz, em Lisboa, e também inclui algumas faixas extras, nas quais apresenta um documentário sobre um dos nomes mais marcantes do fado.
O DVD, intitulado "Camané ao vivo no São Luiz", inclui como faixas extras filmagens nos bastidores do espectáculo, onde é possível ouvi-lo a dedilhar uma guitarra, o documentário "Como sempre... Como dantes" com uma entrevista ao fadista e os depoimentos do técnico de som Hugo Ribeiro e das cantoras Mariza e Teresa Salgueiro.
Camané actuou dias 30 e 31 de Março e a 01 de Abril do ano passado, no teatro São Luiz, acompanhado à guitarra portuguesa por José Manuel Neto, à viola por Carlos Manuel Proença e por Carlos Bica no contrabaixo.
Nestes espectáculos, de que o DVD regista os melhores momentos, Camané passa em revista vários temas da sua carreira para além do instrumental "Será/variações em ré menor" (Carlos Bica/José Fontes Rocha) que mereceu fortes aplausos da sala.Camané interpreta 21 fados, entre eles, "Mais um fado no fado", "Fado Sagitário", "Noite apressada", "Complicadíssima teia", "Senhora do Livramento", "A cantar é que te deixas levar" ou "A minha rua".
Nos depoimentos, tanto Mariza como Teresa Salgueiro referem "o arrepio" que sentem quando ouvem Camané, que "é um narrador de histórias que nos faz sentir dentro delas", como afirma a fadista.
Teresa Salgueiro, por seu turno, salienta "a forma natural" como encara um grande palco e o torna "intimista".
Hugo Ribeiro técnico de som de vários fadistas, entre eles Amália, faz questão de enfatizar "a intenção que Camané coloca em cada palavra que canta", no que o compara à falecida fadista.
Em declarações à Lusa, o fadista afirmou que "há agora uma atitude totalmente diferente em relação ao fado".
Para Camané, o fado "vive muito da comunicação, da palavra e de uma empatia entre a pessoa que ouve e quem canta".
Este DVD de espectáculos de Camané surge depois da edição, há dois anos, do seu primeiro disco assumidamente ao vivo onde reúne actuações em diferentes espaços, desde o Centro Cultural de Belém à Taverna do Embuçado, em Lisboa.
Refira-se que o CD "Uma noite de fados", editado em 1995 também pela EMI Music, foi gravado ao vivo durante quatro noites consecutivas no Palácio das Alcáçovas, em Lisboa, onde foi recriada uma casa de fados, mas sem que esse ambiente transparece-se no resultado final.
Apontado pela crítica como "o melhor fadista da actualidade" Camané começou a cantar fado aos 11 anos, venceu a Grande Noite do Fado em 1979.
A sua carreira tem procurado conjugar o tradicional com o moderno, apoiando-se numa instrumentação claramente fadista onde o contrabaixo, "se a princípio se estranhava, tornou-se natural", explicou à Lusa.
Relativamente à sua postura em palco afirmou: "Esqueço tudo o resto, só assim posso ser honesto comigo próprio, procuro não ser importante para poder oferecer totalmente o que sou".

Sem comentários: