terça-feira, abril 11, 2006

Descobrir Mário Viegas como autor


Obras originais de Mário Viegas, algumas manuscritas ou dactilografadas, vão ser pela primeira vez apresentadas ao público numa mostra que procura homenagear o actor, encenador e declamador que morreu há dez anos. A exposição, que estará patente na Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), em Lisboa, é constituída por fotografias do actor, de cena, em ensaios ou de promoção, e foi já apresentada no Museu Nacional do Teatro em 2001, além dos textos de sua autoria. Segundo fonte da SPA, "esta mostra reflecte a diversidade e a criatividade de um percurso artístico único no nosso país e que foi prematuramente interrompido".

Mário Viegas, que morreu a 1 de Abril de 1996, foi um dos fundadores da Companhia Teatral do Chiado, Lisboa, tendo-se popularizado, em meados da década de 80, através da televisão em programas de divulgação de poesia. Além de actor e declamador, a exposição procura aprofundar a sua faceta como autor de diversas textos dramatúrgicos.

Mário Viegas foi também um dos fundadores do Novo Grupo e do Grupo 4, tendo-se distinguido pela divulgação da poesia e das principais dramaturgias contemporâneas.

Apesar da curta existência - morreu com 48 anos -, Mário Viegas foi celebrado em vida com uma série de prémios relevantes. A Casa da Imprensa distinguiu-o com dois galardões e a Associação Portuguesa de Críticos de Teatro premiou-o quatro vezes. Recebeu ainda o Prémio Garrett, o Prémio de Honra do Festival de Teatro de Sitges e o Prémio de Melhor Actor no Festival Europeu de Cinema da Corunha (ambos em Espanha). Em 1993, a Câmara Municipal de Santarém atribuiu-lhe a Medalha de Mérito e, em 1994, tornou-se comendador da Ordem do Infante D.Henrique, um das mais altas distinções do Estado português.

Sobre Viegas, escreveu José Saramago "Pouca gente em Portugal tem valido tanto". Descobrir Mário Viegas como autor

Sublinho a talhe de foice, que se encontra já à venda o segundo volume da poesia dita por Mário Viegas, da fantástica colecção que acompanha, às terças-feiras, o jornal "Publico".
Considero, sem sombra de dúvidas, que o lançamento desta colecção é um dos eventos culturais mais importantes deste ano e, quiça, da década.
Através dela ficará a conhecer a espantosa genialidade de Mário Viegas na dificil arte de dizer poesia, percorrendo os melhores poetas da lingua portuguesa... e a um preço menor que um bilhete para o futebol.
Delicie-se.

Sem comentários: