segunda-feira, março 07, 2005

LADY MACBETH - MARIANA REY MONTEIRO

MARIANA REY MONTEIRO
Esta espantosa fotografia (de uma beleza e de uma força que não se explica) pertence à Revista de "O Século Ilustrado", nº 1404, de 28 de Novembro de 1964, na semana de estreia de "Macbeth" no Teatro Nacional D. Maria II, sob a encenação de "Sir" Michael Benthal.
Diz-se que esta famosa peça de Shakespeare está envolta numa maldição terrivel... BBBBBUUUUUUU....
Vamos lá ver se consigo, em poucas palavras, resumi-la.
Parece que quando se leva à cena tal obra (MACBETH), a actriz que representa o papel principal, o de "Lady Macbeth", tem que ter umas certas atenções especiais.
Se a memória não me falha, ela tem que murmurar umas quantas deixas do texto da peça ou cantarolar umas tantas rezas antes de entrar em cena, ou chatice da grossa acontecerá...
Claro que os mais cepticos não acreditam em nada disto mas... como diz a outra - "eu não acredito em bruxas, mas que as há... HÁ". E o certo é que temos imensos relatos de desgraças ou acidentes em teatros acontecidos durante as representações desta peça de Shakespeare.
E como não há desgraça que Portugal não acolha, também levámos com a de Macbeth...
A prová-lo está o nº 1405 da Revista "O Século Ilustrado", em que na capa aparece-nos o Teatro Nacional D. Maria II em chamas, num incêndio que o destruiu por completo.
É verdade.
Uma semana após a estreia, e todo o teatro ficou reduzido a cinzas, destruindo todo o material que a extraordinária Companhia Amélia Rey Colaço/Robles Monteiro havia fabricado e guardado durante anos de intensa actividade artística: cenários, figurinos, projectos...
Não é extraordinário? Será coincidência? Coisa estranha...
Só não sei porque tornaram a levantar o Teatro Nacional.... assim como assim não se passa lá nada... bom, quer dizer, abriga da chuva... já não é mau...
Prometo que amanhã coloco a imagem da capa da revista aqui no blog.
As coisas que se descobrem nos alfarrabistas.... vale muito a pena cheiriscar...

3 comentários:

Bita disse...

Adorei, Adorei, Adorei...

César "Bita" Monteiro

astianax disse...

Alguns levam a superstição/crença tão a peito que se recusam a verbalizar o titulo da peça. Chamam-lhe simplesmente "the scotish play"!
Spooky!!!

Gustavo Almeida disse...

Spooky, ou não, trata-se de uma excelente peça.

Very scotish in deed. like a good whisky.

Além de tudo o mais, vidas sem emoção não são vidas...