quarta-feira, janeiro 22, 2014

Vicente Sodré


Deve-se a Vicente Sodré, e a seu irmão, a origem do topónimo Cais do Sodré.
A praça deve o seu nome à família Sodré, de origem inglesa que se estabeleceu neste local desde o séc. XV. Comerciantes tinham a sua actividade associada ao comércio marítimo.
Vicente Sodré partiu para a Índia a 10 de Fevereiro de 1502, como sota-almirante (sota-capitão) da armada comandada por seu sobrinho D. Vasco da Gama, pois estava determinado que substituiria o almirante em caso deste falecer, e morreria num naufrágio sob um tufão, junto às ilhas Curia Muria (Omã), em finais de Abril ou inícios de Maio de 1503.

3 comentários:

Anónimo disse...

Atenção este Vicente Sodré não é o mesmo que esteve na origem do nome do Cais do Sodré. Há uns 250 anos entre eles. O Cais foi feito na reconstrução de Lisboa pós-terramoto de 1755 e parece que foi um Vicente Sodré quem o patrocinou enquanto outros seus familiares edificaram prédios na zona. Eram Sodré Pereira dos Senhores de Águas Belas. O Almirante Vicente Sodré não era seu antepassado, pois descendiam de um primo deste, o Alcaide-mor de Tomar Duarte Sodré que faleceu a 25 de Agosto de 1500 e está enterrado em Santarém, na ermida de Nossa Senhora do Monte.

Anónimo disse...

Não há documentação comprovativa de eventual ligação da família Sodré à futura zona do Cais do Sodré no séc XV. Apenas pós-terramoto 1755 se sabe que os Sodrés de Santarém e Águas Belas (Ferreira do Zêzere) ajudaram à reconstrução de Lisboa na zona que, por causa dessa colaboração, viria a ser denominada Cais do Sodré, onde fizeram alguns prédios e o próprio cais.

Anónimo disse...

Parece que acabam de descobrir os restos da nau Esmeralda, o navio de Vicente Sodré, naufragada em 1503. A ser verdade, é um achado fantástico!