quinta-feira, novembro 22, 2012

O Fado Está Na Moda



O Fado está na moda... literalmente. A prová-lo temos uma exposição no MUDE - Com Esta Voz Me Visto e o lançamento de uma edição limitada de um relógio da Tissot - Fado.


Um ano volvido sobre a consagração do Fado como Património da Humanidade, o MUSEU DO FADO e o MUDE promovem a exposição Com Esta Voz Me Visto – O Fado e a Moda nos dois espaços municipais.
A partir do dia 23 de Novembro estarão em exposição - no Mude e no Museu do Fado -vestidos, jóias e xailes dos mais célebres fadistas entre os quais Mariza, Ana Moura, Camané, Maria da Fé, Cristina Branco, Mísia ou Amália Rodrigues.

A exposição Com Esta Voz me Visto – O Fado e a Moda propõe uma viagem em torno das imagens que vestiram o fado e que ao longo dos séculos XX e XXI construíram e recriaram a sua identidade. Aqui, cada traje de cena remete para um tempo e um contexto singulares. Evoca inevitavelmente uma voz ausente. Convoca-nos para uma dimensão imaterial, intangível, incorpórea, para um património necessariamente fugaz, irrepetível, que dificilmente se materializa noutro testemunho que não o da memória individual. E simultaneamente, desvenda fragmentos de um outro diálogo, sempre renovado e redescoberto, entre o Fado e a Moda - a Voz e a sua Imagem - através do qual podemos, também, redescobrir muito do nosso olhar sobre nós próprios.
 
A Tissot, fiel à sua tradição de homenagear exemplos de excelência portuguesa, estejam eles ligados à arte, à cultura ou ao património, apresenta a Edição Especial Tissot Fado.
 
Por ocasião do primeiro aniversário da consagração do Fado como Património Cultural Imaterial da Humanidade, a marca suíça presta homenagem a um dos maiores tesouros da cultura nacional.
 
Esta é uma edição especial, limitada e numerada, concebida em exclusivo para o mercado português.
A Tissot orgulha-se de apresentar o Tissot Fado, uma edição especial, limitada e numerada a 500 peças, um tributo direto à mais popular das canções urbanas portuguesas, um símbolo incontornável de identidade nacional, eleito Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2011.
 
Herdeiro de uma dimensão temporal aproximada de duzentos anos, o Fado continua a construir-se e a recriar-se, com uma enorme visibilidade internacional. O Fado não é apenas a canção de Portugal, a canção de figuras como Severa, Marceneiro, Amália, Carlos do Carmo, Camané ou Ana Moura, e hoje assume uma dimensão mundial, com presença assídua nas salas de espetáculo mais prestigiadas do mundo.
 
Trata-se de um tesouro que fala de Portugal, da sua cultura, da sua língua, dos seus poetas, mas que transporta consigo sentimentos universais, como a dor, o ciúme, a solidão ou o amor.
 
A Tissot encara esta nova edição especial como a homenagem apropriada a uma tradição viva, com raízes profundas e presença estruturante na história de Portugal, capaz de integrar influências poéticas, musicais e culturais diversificadas.
 
A Tissot em Portugal tem como estratégia o lançamento de edições especiais e limitadas para homenagear o património português. Como marca suiça multi-especialista que é, tem no seu portefólio modelos que abrangem diversas categorias, desde os modelos clássicos, aos mais tecnológicos, de design moderno aos heritage e em ouro. As edições especiais portuguesas encaixam na perfeição nesta filosofia da marca, uma vez que os modelos lançados são eles mesmos um exemplo de diferenciação.
 
A admiração pela cultura portuguesa tem sido traduzida em mais de uma dezena de Edições Especiais, que desde 1997, com o lançamento do Tissot Lisboa, prestam o seu tributo ao nosso País.
Edição limitada e numerada a 500 peças em aço, o Tissot Fado é uma peça distinta e exclusiva, equipada com um movimento mecânico de corda manual calibre ETA 7040.
 
No verso da caixa sobressai a imagem de uma guitarra portuguesa, com o movimento mecânico visível, e a inscrição “Património da Humanidade – Fado – Heritage of Humanity”. Este requintado modelo é apresentado num elegante estojo, especialmente desenhado para esta edição.
PVP: 498 euros

Sem comentários: