quinta-feira, outubro 25, 2012

Rui Vieira Nery regressa à docência na FCSH

 
 
Antigo Secretário de Estado da Cultura lecciona uma unidade curricular de licenciatura do Departamento de Ciências Musicais sobre o Fado.
Rui Vieira Nery, antigo Secretário de Estado da Cultura e actual director do Programa de Língua e Cultura Portuguesas da Fundação Calouste Gulbenkian,  lecciona agora, entre outras, uma unidade curricular de licenciatura sobre o Fado na FCSH. Recorde-se que o musicólogo presidiu à Comissão Científica da candidatura do Fado a Património Cultural Imaterial da Humanidade junto da UNESCO.
A nova disciplina - a primeira unidade curricular sobre esta temática numa universidade portuguesa - pretende dar aos alunos um panorama geral da emergência do Fado a partir dos processos de mudança nas práticas musicais urbanas em Portugal na viragem para o século XIX, bem como do desenvolvimento ulterior do género até aos nossos dias.
Rui Vieira Nery é também responsável pela docência na área da história da música no espaço ibero-americano e por um seminário de doutoramento em Ciências Musicais Históricas dedicado aos “Contextos e estruturas da vida musical portuguesa (secs. XVI-XXI)”. Enquanto investigador, integra o Instituto de Etnomusicologia - Música e Dança da FCSH, o INET-MD.


Sem comentários: