quinta-feira, setembro 20, 2012

Salazar e a adaptação de São Bento a residência oficial


Da Historiadora Rita Almeida de Carvalho, copio estes excertos muito curiosos:

Num extenso documento manuscrito, Salazar atribui letras às dependências da casa de São Bento: os pintainhos e os frangos ficam nos compartimentos N e O; as letras J e K destinam-se às galinhas. O I "pode servir para instalar as coelheiras". O C é "um espaço aberto" que "serve para secar a roupa quando chove ou à sombra no verão". O E "é a cozinha da criação". O G e o H são "para o criado". Agora quanto ao lixo (letra Q): "Não se vê outro sítio na propriedade para instalar uma pequena nitreira (lixo, estrumes, folhas secas, etc.) pelo que se deveria aproveitar o recanto para esse efeito e fazer um pequeno coberto (livrar do sol e da chuva) - seria fácil fazer com que as águas de lavar as capoeiras corressem para a fossa ali instalada. O pior será evitar cheiros no parque, visto a direcção dos ventos. - A direcção dominante, como se vê das árvores, é aquela".
 
E continua:
 
«Indicações para a casa do motorista

a) O quarto grande é o quarto do casal
b) Há a seguir dois quartos que podem ser um para cada filha
c) Se ficarem ambas no mesmo quarto, um dos quartos pode ser reservado para quarto de costura e sala de jantar. Para este efeito e neste caso deve reservar-se o que fica no meio, ficando para quarto de cama o quarto da esquina (3 janelas).
d) Junto da cozinha fica a sala de jantar. Para o outro lado da cozinha uma dispensa.
e) A seguir a esta dispensa (ao cimo da escada do quintal) fica um compartimento sem janela mas com luz indirecta, onde pode ser posta a máquina de costura, se forem utilizados para quartos de cama os 3 quartos.
f) Ao fundo das escadas há uma pequena dispensa, escura mas boa também.
g) Há em baixo um lojão para móveis fora de uso, lenha, carvão, etc. – É arrecadação muito espaçosa que se quer sempre limpa.
h) As malas não devem ser colocadas nos corredores, mas no compartimento ao cimo das escadas que dão para o quintal ou mesmo em parte do lojão.
i) As cortinas das janelas não podem ser substituídas por outras. À medida que se forem inutilizando, devem colar-se cortinas iguais. O mesmo para as lâmpadas e candeeiros que se forem partindo ou inutilizando.
j) A casa tem gás no quarto de banho e na cozinha – para o caso de o locatário querer instalar esquentador para banhos ou fogão para cozinhar.
k) O locatário tem de pagar renda da casa, quando esteja em vigor a sobre as casas do Estado ocupadas por funcionários públicos. Mas tem desde já de pagar a água, o gás e a luz. O recibo é passado em nome da Presidência do Conselho, casa do motorista.
l) A casa tem de ser mantida no maior estado de limpeza e bem arrumada. A vida na casa não pode ser barulhenta e desordenada. Tem de haver ordem e sossego.
m) Na garagem devem ser recolhidos o carro da Presidência do Conselho que está na garagem da Polícia e o carro das Finanças [Salazar ocupava ainda a pasta das Finanças – era, aliás, neste Ministério que funcionava até à mudança para São Bento – 1938 – a Presidência do Conselho] que anda ordinariamente ao serviço. Nenhum carro estranho pode ser recolhido ali, mesmo que seja do Estado, salvo autorização especial.
n) Da casa são entregues duas chaves ao locatário; da garagem 1 só chave, da porta para a rua da Imprensa por onde se faz sempre o serviço. A porta para o parque não se abre senão quando for ordenado; todas as chaves desta porta estão depositadas na residência do Presidente do Conselho.

 15-X-1938»

Sem comentários: