domingo, maio 30, 2010

São Ivo



São Ivo é padroeiro dos advogados, juízes, e das crianças abandonadas. Fica aqui uma breve nota sobre este Santo.

Nasceu em 1253, nas proximidades de Treguier, na Baixa Bretanha. Aos 14 anos foi para Paris onde estudou filosofia, teologia, direito civil e direito canónico.

Foi ordenado sacerdote, e durante quatro anos exerceu o cargo de juiz eclesiástico na diocese de Rennes.

Residia no solar de Kermatin que herdou dos seus pais. Nele institui um local aberto a todos e, em especial, aos mais desfavorecidos. Este espaço funcionava como hospital, como local de recolhimento para pessoas idosas e como orfanato para crianças abandonadas.

São Ivo atendia os pobres e os mais desfavorecidos gratuitamente, dando-lhes orientação jurídica para que seus direitos fossem devidamente respeitados. São Ivo opunha-se aos excessos e abusos resultantes da cobrança injustificada de impostos pelos senhores feudais.

Assim, tomava a defesa dos pobres e oprimidos, lutando contra as regras estabelecidas e demonstrando uma enorme sensibilidade de Justiça. Segundo alguns documentos contemporâneos de São Ivo, este, por vezes, recuperava pelas suas próprias mãos animais e rendas levados injustamente pelos senhores feudais para pagamento de impostos.

Rapidamente, São Ivo granjeou uma grande reputação pela integridade de vida e pela imparcialidade de seus juízos. Notabilizou-se por ter tido a coragem de se opor ao julgamento de uma mulher acusada injustamente, livrando-a de uma pena de morte certa. Passou a ser chamado de: Advogado dos Pobres.

É um dos mais populares santos de toda a Bretanha. Pode-se dizer que toda a sua vida foi dedicada à Justiça, como advogado e depois como sacerdote e juiz eclesiástico, tendo sido pautada sempre pela mesma virtuosidade.

Faleceu aos 50 anos, e já em vida gozava da fama de grande santidade.

Sem comentários: