quarta-feira, fevereiro 18, 2009

Notícia da morte da amiga Dulce Matos.


Morreu a filóloga Dulce Matos
Pela nossa vida passam sempre professores que nos marcam. É o caso de Dulce Matos, minha professora de Português, no curso de Administração e Línguas, no ISLA.
A sua capacidade para motivar alunos e interessá-los pelo estudo da nossa língua era invulgar. Para além de professora era amiga e continuei a encontrá-la em muitos dos trabalhos jornalísticos que fiz. Fica a mágoa por nunca ter ido a uma das várias tertúlias para as quais me convidou. Mea culpa, professora!
Um beijo enorme e obrigada por ter sido minha amiga!

Manuela Silva Reis


DULCE MATOS (1938-2009)
Faleceu, de morte súbita, na sua casa na Rua de Campolide, em Lisboa, a filóloga Dulce Matos (Maria Dulce Coelho de Matos) na madrugada de Domingo.
Presidente da Associação Cais de Culturas, com sede no bairro de Campolide, era uma figura muito conhecido das letras e das tertúlias literárias de Lisboa, estando ligada a um grupo muito expressivo de associações culturais.
Nascida em Lisboa em 17 de Novembro de 1938, frequentou o Liceu Maria Amália Vaz de Carvalho, licenciou-se em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa e possuía Mestrado em Literaturas Brasileira e Africana pela mesma faculdade. Era diplomada em Língua e Literatura Francesas pelas Universidades de Toulouse Le Mirail, de Tours e de Estrasburgo e pela Alliance Française.
Exerceu com grande dedicação a actividade de palestrante / divulgadora da Literatura e Cultura Portuguesas junto de Universidades do Brasil, Espanha, França, Inglaterra, Itália e, sobretudo, das comunidades portuguesas dos referidos países.
Foi colaboradora do Presidente do ICALP - Instituto de Cultura e Língua Portuguesa - para as áreas do Brasil, América Latina, África de expressão portuguesa e Senegal (1984-1985) e assistente do Professor Agostinho da Silva, Director do Centro de Estudos Latino-Americanos do Instituto de Relações Internacionais, entre 1986 a 1994.
Entre 1984 e 2006 realizou 32 viagens de divulgação cultural ao Brasil, Argentina e Uruguai, proferindo 260 palestras e realizando 20 seminários
A sua incansável actividade teve também expressão na apresentação e no prefácio de vários livros sendo amiga pessoal de grandes nomes da literatura nacional e internacional.
Foi funcionária da TAP durante muitos anos, trabalho que exerceu em paralelo com o ensino no ISLA (1978-2001) e em vários grupos culturais, onde foi uma mestra muito apreciada e querida dos seus muitos alunos, sobretudo da área do curso de Administraçção e Línguas
O funeral de Dulce Matos sairá da Basílica de Estrela na QUARTA-FEIRA, pelas 15h00 e será precedido por uma missa de corpo presente às 14h30.


Site rtp

Sem comentários: