quinta-feira, outubro 02, 2008

Santa Águeda


Conheço esta Santa - SANTA ÁGUEDA - há apenas uns anos. Foi-me apresentada por um amigo e fiquei desde logo apegado a ela. Apegado pela trágica e comovente história de vida desta mártir romana e pelo facto de o seu dia se comemorar no dia em que o meu avó Manuel faleceu.
E como ando sempre a comprar pajelas ou imagens (ou a tentar, porque são raras) para oferecer a mulheres que se encontrem em certas e determinadas situações, resolvi deixar aqui alguma iconografia, uma biografia e uma oração, estando assim sempre ao meu alcance e de quem quiser/precisar.

Santa Águeda

Virgem e mártir, nasceu na Sicília. Segundo uma lenda foi entregue a uma prostituta e foram-lhe cortados os seios; mas S. Pedro curou-a desta mutilação. O seu culto estendeu-se à Igreja universal e o seu nome é lembrado na I Oração Eucarística (Cânone Romano). Várias vezes libertou a sua cidade natal das erupções do temível vulcão Etna. É a protectora das lactentes (humanos e animais), dos fundidores e dos ourives. É figurada com um vaso numa mão, cheia de seios cortados, e na outra com uma faca ou um par de tenazes. A sua festa é a 5 de Fevereiro. Portugal tem uma cidade com o seu nome.

Edições Paulus



Da Wikipédia: Santa Águeda foi uma virgem e mártir, padroeira de Catânia, filha de nobres cataneses, e viveu entre os séculos III e IV durante a dominação romana do pro-cônsul Quinciano e foi martirizada durante as perseguições de Décio, o Diocleciano. O seu nome aparece no Cânone Romano já em tempos remotíssimos.

Águeda (em italiano e siciliano Agata) nasceu em Catânia. Alguns historiadores apontam o ano de seu nascimento entre 230 e 235. Segundo a tradição cristã, Águeda consagrou-se a Deus com quinze anos de idade.

Depois de inúmeras tentativas de Quinciano para corrompê-la, Águeda foi encarcerada brevemente e depois torturada. Foi chicoteada e os seus seios foram arrancados com tenazes mas, segundo a tradição, ela foi curada dos ferimentos por São Pedro que a visitou na prisão. Por fim, Águeda foi submetida ao suplício de brasas ardentes e na noite seguinte, 5 de Fevereiro de 251 (alguns sugerem o ano de 254), faleceu na sua cela.

A sua morte foi seguida de um tremor de terra que abalou toda a cidade. Um ano após a sua morte, o Etna entrou em erupção, despejando um mar de lava em direcção a Catânia. Então os habitantes colocaram o véu que cobria a sepultura de Ágata diante do fogo, que parou imediatamente, poupando a cidade.

Desde então, a sua protecção é invocada contra os tremores de terra, as erupções vulcânicas e os incêndios.

A festa litúrgica é celebrada aem 5 de Fevereiro.

As relíquias da santa foram levadas a Constantinopla em 1040 por um general bizantino; em 1126 dois soldados (talvez franceses), Giliberto e Goselino, furtaram os restos mortais de Águeda, que foram entregues ao bispo Maurício no Castelo de Aci.

Em 17 de Agosto de 1126, as relíquias voltaram ao duomo de Catânia, onde até hoje permanecem em nove relicários: cabeça e busto, mãos, braços, pés e pernas, mamas e o Santo Véu.



Oração

Daí-nos, Senhor, a vossa misericórdia, por intercessão da santa mártir Águeda, que resplandece na Igreja pela glória da virgindade, do martírio e dos milagres. Por Cristo Nosso Senhor. Ámen.

Pai nosso, Ave Maria e Glória...

Oração

Concedei-nos, Senhor, o amor constante ao Vosso Santo Nome e a graça da perseverança nas coisas do alto durante toda a nossa vida. E pela intercepção de Santa Águeda, dai-nos, Senhor Omnipotente, a graça que humildemente vos pedimos (citar a graça).

Por Cristo Senhor Nosso, Ámen.

Santa Águeda, rogai por nós.

5 comentários:

Unknown disse...

Daniel,
passeando hoje por Santa Ágata cheguei a seu blog. Ela é também a padroeira (ou protetora) das mastectomizadas.
Belas suas imagens aqui publicadas.
Um abraço, Maria
http://continhosparacaodormir.blogspot.com

Angela Senra disse...

Boa tarde, tudo bem? Minha mãe gostaria de adquirir medalhas e imagens de Santa Agda, você sabe onde posso encontrar?
Obrigada,
Angela

Unknown disse...

publicar mais esa oração pois muitas precisa de cura pelas mamas. esanta agueda e uma grande intecessora pela curas das mamas.

ágda disse...

ágda, tenho esse nome devido a uma promessa feita pela minha mãe pois dei trabalho para nascer meu nome seria an paula devido a promessa ficou ágda, fiquei maravilhada com a historia gostaria de encontrar outras agda rs...

giovane disse...

lindas as imagems gostaria de adiquirir uma imagem da santa pois tambem sou devoto