quinta-feira, junho 14, 2007

ALELUIA... ALELUIA


Estado compra espólio de discos históricos

O Estado português reuniu a verba necessária para a compra da colecção de cerca de oito mil discos históricos de música portuguesa (na sua maioria registos de fado), na posse do britânico Bruce Bastin. Quem o confirmou foi o secretário de Estado da Cultura, Mário Vieira de Carvalho, que, ontem, em declarações à Lusa, revelou que dentro de uma semana poderá a estar a acertar a minuta do contrato de compra.
O Ministério da Cultura e a Câmara de Lisboa reforçaram recentemente em cem mil euros as respectivas participações de modo a assegurar a quantia exigida. Da soma total, 300 mil euros foram assegurados por um mecenas não revelado, mas que se sabe apenas ser uma entidade bancária. Ao Ministério caberá a guarda e tratamento deste espólio. A colecção, que inclui fonogramas de 1904 a 1945, irá integrar o futuro Museu da Música e do Som.
O musicólogo Rui Viera Nery considera esta colecção como uma peça essencial para o conhecimento da história fadista, sobretudo nos primeiros tempos da gravação fonográfica. Sara Pereira, do Museu do Fado, manifestou também satisfação por uma "decisão esperada" e sublinha esta colecção como "fundamental para um melhor conhecimento da historiografia do fado".
Mariza, embaixadora da candidatura do fado a Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO, disse à Lusa que a concretização desta compra "é um sonho tornado realidade". A fadista explica ainda que esta colecção "coloca tudo em aberto quanto às origens do fado" e acrescenta que nos vai permitir conhecer melhor como se cantava e tocava.

Sem comentários: