terça-feira, março 27, 2007

DIA MUNDIAL DO TEATRO

(clique na foto)
E porque é hoje o Dia Mundial do Teatro, faço uma pequena homenagem a uma das maiores actrizes de sempre do Teatro em Portugal - Eunice Muñoz - que estreia hoje, no Teatro Municipal Maria Matos - a peça "Dúvida".
Desta vez foi buscar um artigo saído em 11 de Fevereiro de 1965, na revista Colecção Cinema. Assim, homenageia-se a actriz pelo seu trabalho nos palcos e nos ecrãns.
Espero que gostem.
"Galeria do Cinema Nacional - Eunice Muñoz
- Nome completo: Eunice do Carmo Muñoz Borges
- Nasceu em Lisboa, a 30 de Julho de 1930
A considerada pela crítica como a maior actriz da sua geração, Eunice Muñoz possui uma excepcional galeria de interpretações teatrais, das quais se destacam "Joana d'Arc", "O Milafre de Ana Sullivan" e "O Adorável Mentiroso". Não é só no drama que se distingue, pois no desempenho noutro género notabiliza-se da mesma forma. Recordemos a sua presença na farsa ("Os Direitos da Mulher" e "Três em Lua de Mel") e mais recentemente na comédia ("Mary Mary").
Ao longo dos seus 23 anos de actividade, intercalados com um período de desânimo no qual tentou ser uma empregada comercial, Eunice tem dado o seu concurso, sempre com nota de relevo, à Rádio e Televisão, interpretando folhetins e diversos apontamentos de tele-teatro, destacando-se neste último sector "As Cenas da Vida de uma Actriz".
FILMOGRAFIA
1946 - "Camões", de Leitão de Barros
- "Um Homem do Ribatejo", de Henrique Campos
1947 - "Os Vizinhos do Rés-do-chão", de Alexandre Perla
1948 - "Não há Rapazes Maus", de Eduardo Maroto, (Onde a sua voz se ouvia, narrando a biografia do Padre Américo)
1949 - "A Morgadinha dos Canaviais", de Caetano Bonucci
- "Ribatejo", de Henrique Campos
- "Cantiga da Rua", de Henrique Campos
1964 - "O Trigo e o Joio", de Manuel Guimarães."

Sem comentários: