Mulher à frente do Trindade
A actriz e encenadora Cucha Carvalheiro – que o grande público conhece, também, das telenovelas nacionais – é a nova directora do Teatro da Trindade, em Lisboa, e deverá assumir funções em Maio, altura em que aquele espaço gerido pelo INATEL entrará em obras de remodelação.
A notícia foi confirmada ao CM pela própria, que acrescentou que a sua principal preocupação – e a da nova administração, em funções desde Setembro passado – é a a de assegurar, no Trindade, um teatro de serviço público.
"Queremos que o Teatro da Trindade seja o cartão-de-visita da Fundação INATEL e que tenha repercussão em todo o País, já que tem equipamentos espalhados por todos os distritos e há que assegurar a programação teatral também desses espaços."
Não querendo adiantar muito sobre a sua programação, que ainda está em fase de estruturação, Cucha Carvalheiro, uma das poucas mulheres a ser nomeadas para cargos de direcção em teatros – no ano passado Maria João Brilhante foi designada pelo Ministério da Cultura como directora do Teatro Nacional D. Maria II –, adiantou, porém que, sempre em diálogo com a administração da Fundação INATEL, pretende levar à cena teatro de repertório.
"Vou procurar fazer aquilo a que se costuma chamar teatro popular de qualidade", explicou. "Ou seja, fazer bons textos que agradem às pessoas."
Não querendo ainda avançar números sobre o orçamento disponível para a sua gestão artística, diz que está neste momento a estudar uma estratégia programativa e que a sua marca começará a ser impressa a partir de Setembro. E que se fará sentir, nomeadamente, no melhor aproveitamento dos espaços alternativos do Teatro da Trindade, a saber a Sala-Estúdio e o Café Teatro.
"Quero programar para estes espaços, que têm sido de acolhimento, mas onde queremos passar a apresentar também produção própria", conclui a actriz e encenadora.
PORMENORES
MULTIFACETADA
Cucha Carvalheiro tem 60 anos, é licenciada em Filosofia pela Universidade de Lisboa e começou a fazer teatro no Grupo Cénico de Direito. Irmã de José Fonseca e Costa, é encenadora e actriz de teatro, cinema e televisão. Escreveu vários livros e orientou inúmeros cursos de formação teatral.
MELHOR ACTRIZ DE 2004
Integrou o elenco de diversas companhias, foi co-fundadora, com Fernanda Lapa, da Escola de Mulheres – Oficina de Teatro, fez direcção de actores para televisão e assumiu a direcção artística da produtora NBP entre 2002 e 2004. Nesse mesmo ano ganhou o Globo de Ouro para Melhor Actriz de Teatro (com ‘A Cabra’, de Albee, na Comuna).
SUBSTITUI RUI SÉRGIO
Cucha Carvalheiro substitui no cargo o ainda director interino do Teatro da Trindade Rui Sérgio, que assumiu funções em Setembro de 2006, na sequência da saída de Carlos Fragateiro para o TNDM II.
Sem comentários:
Enviar um comentário